Olá, mais uma semana se inicia e com ela ainda muitos questionamentos sobre a última PBL, o tema trabalhado foi a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), apesar de já ter escutado coisas sobre os termos, eu ainda não tinha conhecimento o que eles realmente são e confesso que ainda estou um pouco perdida em relação a isso, porém, ansiosa para a aula sobre RA e RV, para ver na prática como funciona!
Inicialmente, vou começar abordando o conceito de virtual, que segundo Lévy (2003), a palavra virtual atualmente é empregada como algo fora da realidade. A palavra virtual vem de origem do latim medieval virtualis, e sua derivação corresponde ao termo virtus que significa potência, nesse caso, o virtual é um processo, um tornar-se, como expõe o professor do vídeo abaixo:
Mas em que consiste a RV?
O termo Realidade Virtual foi cunhado por Jaron Lanier na década de 80, foi um cientista que conseguiu agrupar o real com o virtual, num sistema de imersão (TORI e KIRNER, 2006). O conceito de RV fundamenta-se numa ""interface avançada do usuário" para acessar aplicações executadas no computador, tendo como características a visualização de, d movimentação em, ambientes tridimensionais em tempo real e a interação com elementos desse ambiente." (TORI e KIRNER, 2006, p. 6).
De acordo com Tori, Hounsell e Kirner (2018), a RV são realidades diferentes, mas que são elaboradas com os sentidos do mundo físico ao ponto de que proporcione ao sujeito sensações de emoção, diversão, prazer, possibilidade de responder as questões. Conforme os autores anteriormente citados a imersão e a presença, são termos bastante comum na Realidade Virtual:
- Imersão: Consiste na precisão do sistema computacional dispor ao usuário uma ilusão da realidade. Dentro da imersão existem as variáveis como: campo de visão, qualidade da imagem, estereoscopia, rastreamento, etc.
- Presença: é o estado de consciência, uma percepção subjetiva ou psicológica que o usuário tem no ambiente virtual.
Fonte: Nova escola |
E do que se trata a RA?
Realidade Aumentada é a combinação do tempo real, informação digital e a informação física, nesse sentido trata-se de uma realidade mista (CABERO, 2016). A RA difere-se da RV, pois, no lugar de transportar o usuário para o ambiente virtual, a RA transporta o ambiente virtual para o âmbito do usuário, o que pode resultar na interação com o mundo virtual de forma mais simples (TORI e KIRNER, 2006).
Fonte: Agência DDA |
As imagens foram para uma melhor visualização sobre o que é a RV e RA.
Por hoje é só gente, até a próxima!!
REFERÊNCIAS
CABERO ALMENARA, Julio. Presentación: Aplicaciones de la Realidad Aumentada en educación. EDMETIC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 4-8, dec. 2016. ISSN 2254-0059. Disponível em: <https://www.uco.es/ucopress/ojs/index.php/edmetic/article/view/5805/5437>. Acesso em: 04 de nov. de 2019 doi: https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5805.
LÉVY, Pierre. Que é o Virtual?, O. Editora 34, 2003.
TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Introdução e conceituação. In: TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTO, Robson (Orgs.). Fundamentos e Tecnologias da Realidade Virtual e Aumentada. 2006. Disponível em: http://www.ckirner.com/download/capitulos/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf. Acesso em: 04 de nov. de 2019.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo; KIRNER, Claudio. Realidade Virtual. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo. Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 2018. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf. Acesso em: 04 de nov. de 2019.
Olá profa. Sara! Após o desenvolvimento total do PBL, ficou mais claro o conceito de RV e de RA? Que habilidades e competência percebe que está desenvolvendo com a nossa disciplina? O que aprendeu com o último PBL?
ResponderExcluirOi professor Pimentel, sim ficou mais claro e inclusive falei um pouco sobre RA e RV hoje no estágio em docência. São habilidades e competências que vão desde os conceitos de coisas que eu não conhecia ou só sabia de ouvir falar, até a usabilidade desses recursos, assim como estes podem ser associados com o pedagógico. E sobre o que aprendi, primeiramente o que era RA e RV e a diferença entre ambas, além de como usá-las na educação, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.
Excluir