Robótica educacional

Na última aula tivemos  PBL sobre robótica educacional, então, hoje irei abordar um pouco sobre a robótica educacional.

Fonte: Instituto MeMaker


Quando se fala sobre robótica, pensa-se em algo altamente tecnológico, porém, é possível falar em robótica e pensar em materiais de fácil acesso, assim como faz o João Paulo que desenvolve um trabalho belíssimo com robótica sucational (deem uma olhada no insta dele @roboticasucational)

Segundo o dicionário interativo de educação (2015) o termo robótica educacional é usado para definir ambientes de aprendizagens que utilizam a sucata ou outros materiais de montagens, com peças variadas e com a possibilidade de ser monitorados por computadores, permitindo assim a programação dessas peças montadas, fazendo-as funcionar.
ZILLI (2004), aponta que a robótica educacional possibilita que o professor consiga explicar melhor os elementos na prática, do que na teoria, despertando no aluno a curiosidade de observar, abstrair e inventar e a partir disso o estudante constrói o seu conhecimento.

A mesma autora expõe os objetivos da robótica educacional, sendo alguns deles:
  • raciocínio lógico;
  • habilidades manuais e estéticas;
  • investigação e compreensão;
  • trabalho com pesquisa;
  • resolução de problemas por meio de erros e acertos;
  • capacidade crítica.
Portanto, vendo esses conceitos e objetivos, observa-se que a robótica educacional não se trata de algo distante, mas sim de uma forma "palpável" para  o processo de ensino e aprendizagem, e pode ser implantada com recursos de sucata, lego e outros brinquedos, materiais eletrônicos e ferramentas como correias, engrenagens e afins, em que o professor solicitará a construção de um objeto e os estudantes irão pesquisar, pensar e arquitetar o protótipo, com isso o estudante irá trabalhar com os sentidos manuais, de experiência, artísticos, etc. e terá contato com várias disciplinas numa experiência só, pois, a robótica educacional é multidisciplinar, com isso gera a aprendizagem nos alunos por meio da manipulação, construção e erros e acertos.
Nesse sentido a robótica educacional se torna um grande aliado dos estudantes e professores.

Suponho que as ferramentas que são utilizadas na Educação Básica, também podem ser utilizadas no Ensino Superior, claro que com uns aparatos a mais e até mais "sofisticados", além da utilização de softwares para montar e por em prática o protótipo, mas tudo dentro da perspectiva de pesquisar e construir colaborativamente.

O próximo post será sobre a Cultura Maker, até lá!!!


REFERÊNCIAS 


MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional/>. Acesso em: 26 de out de 2019.

 ZILLI, Silvana do Rocio et al. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86930>. Acesso em: 26 de out. de 2019.













Comentários

  1. Olá Sara! Agradeço muito a indicação de nosso trabalho na sua postagem, obrigado! Penso que os jovens devem ter acesso, adquirir novas habilidades, deste modo Papert ( 2002) dispõe sobre a capacidade de aprender novas habilidades, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado. Isso será crescentemente verdadeiro no futuro: a habilidade competitiva será a habilidade de aprender. E sobre a capacidade de aprender cito Delors (1998), quando fala sobre os 4 pilares da educação: Aprende a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender. Vale ressaltar que nosso professor Fernando Pimentel já falou por diversas vezes os pilares citados acima.

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    1. Muito obrigada por contribuir com o meu post, com conhecimentos tão ricos!

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