Afinal, o que é a tecnologia?

Vamos começar tentando compreender o conceito de tecnologia, que no senso comum, trata-se de diversos aparatos revolucionários que estão para facilitar a vida desde os mais complexos até os menos complexos casos, seja na cura de alguma doença, ou, na comunicação entre os pares. A tecnologia é usada cotidianamente nas nossas vidas.
Mas será que esse conceito que se dá a tecnologia mesmo?

Fonte: Fundação Vanzolini Blog

Inicio então introduzindo o livro O conceito de Tecnologia de Álvaro Pinto, confesso que tive muitas dificuldades na leitura, mas vou tentar escrever aqui o que eu entendi sobre tecnologia.
Segundo Pinto há várias definições sobre o que é a tecnologia e que muitas vezes termina gerando uma confusão de conceitos e que mesmo os técnicos que com trabalham com a mesma não conseguem defini-la. Portanto, o autor tem como preocupação conceituar a tecnologia, começando na distinção entre técnica e tecnologia:

  • Técnica: está intimamente ligado ao ser humano, pois, somos os únicos seres capazes de produzir e construir materiais para solucionar problemas. Toda ação humana é técnica.
  • Tecnologia: corresponde a ciência da técnica.
Seguindo para as concepções ingênuas da tecnologia desenvolvida pelos técnicos, Pinto expõe que a técnica está para os lucros e capitalismos e que os conceitos de explosão tecnológica, são conceitos alienados, utilizados como uma maquiagem para a exploração (capitalismo). A explosão tecnológica concerne no "boom" que de tempos em tempos temos em nossa sociedade, no entanto, trata-se de um conceito também ingênuo, levando em consideração que sempre irá aparecer a explosão em algum momento e posteriormente irá entrar em declínio, até outra explosão acontecer, ou seja, nossa época não se difere das anteriores pelo fato de que sempre haverá um boom tecnológico.

O que pode se observar é que o autor faz muitas relações ao capitalismo, o mesmo expressa que atualmente a tecnologia tem um sentido ambíguo e isso acontece quando o senhor (entendido como os empresários), tem a tecnologia como arma de dominação, mas, o trabalhador a vê como um símbolo de libertação e esperança.

Conclui-se então que não devemos confundir a técnica com a tecnologia.

Para o melhor entendimento sobre esses dois conceitos, segue esse vídeo produzido por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 


E vocês, o que entenderam sobre o conceito de técnica e tecnologia? 

Comentários

  1. Sara, muito obrigado por você existir... Que menina aplicada! Adorei a distribuição dos conceitos de técnica e tecnologia e como estes se confundem. Pinto, em sua obra reverbera uma preocupação até então tola, mas que tem mudamento... É como a interatividade, que hoje conceitua vários ramos comerciais, quando na verdade é originada da comunicação e não pode ser confundida com informática.

    ResponderExcluir

Postar um comentário