Recursos Digitais em Educação

Boa tarde, hoje discutiremos sobre os Recursos Digitais em Educação (RDE) sob a ótica de Daniel Churchill em seu livro Digital Resources for Learning.

                                          Fonte: Blog Portabilis                            

Recursos Digitais ainda são vistos como um espaço de transferência de materiais para os estudantes, um ambiente de depósito de informações e assuntos educacionais, no entanto, os Recursos Digitais em Educação é apresentado por Churchill (2017) como uma tecnologia multimídia baseada em conteúdos produzidos para a educação e formação e são elaborados com o enfoque em como as pessoas conseguem aprender com as mídias em suas atividades, nesse sentido, os RDE são recursos não só com o propósito de facilitar o processo de aprendizagem, mas também um ambiente em que haja interatividade entre os aprendizes e o professor. 


Segue alguns pontos para que os Recursos Digitais sejam eficazes:
  1. Plataformas interativas em que os estudantes possam realizar manipulações de parâmetros e a exploração de relacionamentos;
  2. Recursos Digitais devem ser projetados para o uso e o reuso com a aprendizagem centrada em atividades;
  3. Existir ferramentas que possam mediar as atividades de aprendizagem;
  4. Recursos que sejam interativos;
  5. Plataformas que sejam desenvolvidas para levar os aprendizes a desenvolver novas literaturas.
Com o que foi exposto sobre os Recursos Digitais, fica o questionamento: Como educar com os Recursos Digitais nas escolas e universidades?
Apesar de estarmos no século XXI, ainda vivemos numa época em que os espaços educacionais ainda são ocupados por professores com a concepção tradicional em que o docente é o transmissor do conhecimento e os estudantes os receptores. Trazendo esse embate para Masetto (2000), o mesmo expõe que o papel do professor nas mediações pedagógicas em TIC deve ser o de mediador e incentivador na autonomia dos estudantes e  que os estudantes ocupem uma postura ativa e participativa. Visto isso, entendemos a necessidade da quebra de paradigma da educação centrada na fala do professor. Pois, nos RDE a aprendizagem deixa de ser centrada no professor e tem o foco na atividade como peça fundamental para a aprendizagem. 

Churchill (2017), aponta três pontos sobre os RDE: a) os recursos não são usados para substituir o professor, mas sim um complemento; b) os RDE devem também complementar outros recursos, até os tradicionais; c) deve complementar e mediar as atividades onde o aprendizado ocorrer.

Ao realizar uma busca sobre RDE no âmbito brasileiro, encontrei que o MEC criou a plataforma Recursos Educacionais Digitais, em que é possível encontrar materiais de vídeo, áudio, imagem, animações e outros recursos que podem ser baixados, compartilhados, além de possibilitar ao usuário a troca de experiências com outras pessoas que usam a plataforma, seguir os mesmos, armazenar os conteúdos em coleções ter acesso a conteúdos de formação de professores. O público alvo de aprendizes dessa plataforma são professores que atuam na Educação Básica.

Por hoje é só, os estudos sobre os Recursos Digitais estão apenas começando, aguardem mais posts sobre!!!



Referências:

CHURCHIL, D. Digital Resources for Learning. Singapore: Springer, 2017.

MASETTO, M. Mediações pedagógicas e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. (Orgs.). Novas Tecnologias e mediações pedagógicas. Papirus editoras, 2000.

MEC RED. Plataforma MEC Recursos Educacionais Digitais. Disponível em: < https://plataformaintegrada.mec.gov.br/home>. Acesso em: 07 de out. de 2019.





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