Como trabalhar com a interação e a interatividade?

Boa tarde, hoje mais uma vez, vamos falar sobre dois conceitos que aqui já foram trabalhados que é a interação e a interatividade, mas o post de hoje será numa perspectiva de usabilidade e formação de profissionais das mais variadas áreas.

Para refrescar a memória sobre o conceito é só visitar o post: Interação e Interatividade.


Fonte: Freepik


  • Como trabalhar a interação e a interatividade na formação de profissionais de diversas áreas?

Trabalhar com a interação deve ser o mais fácil, pois, como vocês poderão ver no post sobre interação e interatividade, a interação é basicamente a interação entre dois sujeitos (ou mais), é uma ação recíproca, que tem respostas. Acredito que a interação é feita até mesmo sem nos darmos conta, tendo em vista que só o fato de trocar experiências, de conversar com alguém já são ações que promovem interação.
Com isso, a interação na formação de profissionais se dá com as trocas de comunicações e experiências, quando se concorda ou discorda de alguma situação do âmbito profissional, o convívio e o diálogo também podem ser vistos como interação.

Quando o assunto é a interatividade, talvez dificulte um pouco, porque aqui nós estamos falando de interação com e por meio da máquina (computador, celular etc.), que resulte em aprendizagens e co-autoria. Então como pode ser feito? 
A interatividade na formação profissional poderá ser feita desde plataformas especializadas até algumas redes sociais, em que aqueles que estarão ministrando as formações postem problemas para que os profissionais em formação possam "solucionar" tais problemas, interagir e fazer intervenções nas fala dos colegas e dos ministrantes, sendo esse último o mediador do diálogo. Outro ponto característico da promoção da interatividade é a possibilidade de aprendizagem e conversação entre mediadores e aprendizes, num exercício em que todos aprendam.

  • Como promover a interação e a interatividade no AVA?
A interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se dá entre o sujeito com a própria plataforma, com as ferramentes que lá são dispostas, acredito que quando se trata de publicar, comentar, já é caracterizado como interatividade. 

A interatividade no AVA, vai além do professor/mediador postar os conteúdos, é necessário que haja fóruns abertos para a discussão, que os estudantes interajam entre eles e com o professor, é importante que tenha o feedback do professor, enfim, estímulos em que o interlocutor e o receptor emitam respostas e discutam sobre.

OBS.: O post ficou sem referências, pois, a base do conteúdo se encontra na outra postagem sobre o assunto que aqui foi mencionada.

Até a próxima!! 

Comentários

  1. A minha amiga é tão inteligente, tenho orgulho disso...
    Veja, eu gosto do visual do seu blog (já disse isso alguma vez?), porque você construiu uma interface em que o seu estilo está presente, aqui sabemos que um ambiente de interações da Sara. Como maioria dos outros blogs também apresentou o conceito das temáticas propostas em sala de aula, vou focar no AVA, porque até agora só você apresentou um aprofundamento, talvez por que você seja uma pesquisadora portagonista na área. Você segue um modelo clássico sobre o que é interação e interatividade, eu gosto desse modelo também, porque apesar da ferramenta/interface ser uma criação do humano, ela consegue imprimir uma determinada "atitude" quando acessada, o que você pontuou algumas vezes em sala "quando acessamos e temos uma resposta, há interatividade". As formas de interação também foram muito bem conduzidas na sua escrita, chamo atenção para o trecho que diz: "a interação na formação de profissionais se dá com as trocas de comunicações e experiências, quando se concorda ou discorda de alguma situação do âmbito profissional, o convívio e o diálogo também podem ser vistos como interação", veja que esta interação pode ser classificada como colaborativa, porque as fontes de condução são os intercâmbios de experiências e aquelas construídas durante o processo.

    Te desejo muita luz para que você consiga manter esse blog pelo resto de sua vida, porque você tem um dom de comunicação via mídias e isso não pode ser desprezado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!!!
      Muito obrigada por suas contribuições, foram muito ricas!!

      Desejo o mesmo pra você!!!!

      Excluir

Postar um comentário