Sobre o artigo da disciplina: algumas considerações

Olá, boa noite!
Hoje vou compartilhar com vocês como estou pensando em fazer o artigo solicitado pelo professor Fernando como um dos trabalhos da disciplina de RDE. Como alguns sabem, meu objeto de pesquisa do mestrado é o ciberbullying, que trata-se de uma manifestação do bullying, só que agora irá ocorrer por meio das tecnologias, as agressões via ciberbullying tem o objetivo de excluir socialmente, ameaçar, insultar e querer envergonhar/humilhar o próximo (MANDIRA, 2017).

Fonte: Milenio


Com isso, pensei em fazer um artigo que abarcasse algum recurso apresentado na disciplina com o ciberbullying, a minha primeira possibilidade era de trabalhar com Recursos Educacionais Abertos (REA), tendo em vista que fui bolsista de iniciação científica e pesquisei sobre REA, mas achei um pouco difícil fazer associações com o ciberbullying. Minha outra opção era trabalhar com jogos digitais, já que já tinha lido uma dissertação que unia o jogo e o ciberbullying.

Ao apresentar a proposta ao professor Fernando, o mesmo sugeriu que eu baixasse o jogo vizinho virtual do jogo high school bully boy para analisá-lo e ver as possibilidades de usá-lo na minha pesquisa. Além desse jogo, fui atrás de outros e encontrei o Cybersafe (depois falo um pouco mais sobe ele) e achei melhor, já que o público que pretendo atuar é o ensino ensino fundamental 1.

Então, após algumas leituras, decidi falar sobre ciberbullying utilizando o jogo cybersafe. Vou deixar vocês um pouco curiosos sobre como será a metodologia, quando a pesquisa começar a ganhar forma irei postando aqui sobre o andamento e as experiências!












Referências
MANDIRA, M. CYBERBULLYING ENTRE ESTUDANTES: FATORES INDIVIDUAIS E DO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Comentários

Postar um comentário