Olá pessoal,
O tema de hoje me tirou totalmente da zona de conforto (comum nessa disciplina, né?). Então, vamos falar sobre os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA)
O que é um LVA?
Consiste em laboratórios que reproduzem o que se tem nos laboratórios reais, nesse sentido, temos uma plataforma em que o real é reproduzido no virtual. Os LVAs proporcionam aos estudantes uma nova forma de experienciar e ter contato com as coisas, o que antes só poderia ser visto no presencial, agora pode ser visualizado através de simulações.
Nos LVAs é consolidada a ideia de aprender a fazer, fazendo, os alunos terão contato imediato com os recursos que os LVAs irão disponibilizar. A prioridade desses laboratórios concentra-se na aprendizagem do estudantes, que se dá a partir da interação com o objeto, pode-se perceber que são artefatos que prezam pelo conhecimento do discente, descartando mais uma vez a ideia do professor como aquele que transfere o saber.
Com base nisso (e com várias coisas que envolvem tecnologia e sala de aula), é possível que o modelo de laboratório virtual irá superar o presencial? E a resposta é: não. O LVA está para complementar o laboratória real, que muitas vezes, pode estar faltando algumas ferramentas, ou tem poucos materiais, assim, o virtual entra para alcançar a todos os estudantes.
Portanto, o uso dos LVAs não pode ser feito de qualquer forma, é necessário que haja planejamento e ter relação com o conteúdo, além do mais, deve-se pesquisar a fundo qual LVA irá utilizar, pois, o princípio da interatividade deve se fazer presente.
Durante minhas buscas achei o site https://www.designmate.com/, que funciona como um laboratório virtual de aprendizagem, com simulações, vídeos, materiais em 3D, realidade aumentada e realidade virtual, alguns recursos são online e outros podem ser baixados.
Isso é tudo pessoal, até a próxima!
Referência
AMARAL, E. M. H.; ÁVILA, B.;
ZEDNIK, H.; TAROUCO, L. Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta
Taxonômica. Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 9, nº 2, dez. 2011.
Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/24821. Acesso em:
26 de jan. de 2020.
Parabéns pelo belíssimo texto!
ResponderExcluirObrigada Manu!!!
ExcluirDeixou todo mundo curioso. Por que tirou você da zona de conforto?
ResponderExcluirPorque me tirou da caixinha limitada dos recursos digitais, eu nunca tive contato com LVA, nem tinha escutado falar. Então achei difícil inicialmente falar daquilo que até agora não tive o mínimo contato, após as leituras, percebi o quanto o LVA pode contribuir para a educação.
Excluir