Gamificação

Olá gente, hoje vamos falar de um conceito que há muito eu ouvia falar sobre, mas ainda não tinha me aprofundado, então vamos lá, o que é a gamificação? O que vocês entendem quando ouvem essa palavra?

A gamificação consiste em uma forma de aprender através da interação e da ludicidade, num espaço tanto real, como virtual, em que os estudantes são os personagens principais da aprendizagem, por meio da resolução de problemas, e nesse sentido cabe ao professor, mais uma vez, a ser o mediador desse processo. As atividades  feitas na gamificação são feitas a partir de coisas do cotidiano dos estudantes e que tenham como intenção motivá-los e engajá-los (OLIVEIRA; FREITAS; PIMENTEL, 2018).

Dessa forma, na educação a gamificação, apresenta muitas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem, pois, os estudantes são levados a aprender a partir da interação com o outro e com o objeto, além de ser uma forma lúdica de se aprender. 

Segundo Fadel et al (2014) para a gamificação acontecer, não é regra que haja de fato um jogo, mas sim, os elementos que abrangem um jogo, tais como a dinamicidade, estética e mecânica. Chegar nesse ponto foi muito interessante, pois, muitos associam a gamificação aos games, inclusive eu já fui uma dessas pessoas. 

Mas, se não usa os jogos, o que é utilizado? 
Na gamificação é utlizado os fundamentos dos jogos: narrativa, motivação, engajamento, pontuação e recompensa. Nesse sentido, a gamificação é movida por desafios e entretenimento, proporcionando diversão na aprendizagem.

No vídeo abaixo é apresentado alguns casos de gamificação: 


E aí gostaram? Eu achei demais, estou ansiosa para a prática da gamificação amanhã no PBL do Gleber!!!




Referências
PIMENTEL, F.S.C. Considerações do planejamento da gamificação de uma disciplina no curso de Pedagogia. In: FOFONCA, E.; BRITO, G. S.; ESTEVAM, M.; CAMAS, N. P. V. Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. v. 1. Curitiba: Editora IFPR, p. 76-87, 2018.

FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.300p.

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