Bom dia, pessoas!!!
Hoje vamos falar de um tema que eu tenho um amorzinho por ele: REA!!!1
Minha experiência com REA foi quando eu era monitora da disciplina de TIC, no primeiro período do curso de Pedagogia da UFAL, com a professora querida, que infelizmente não está mais conosco Anamelea Pinto. Após a monitoria, eu ainda fui bolsista de iniciação científica e o objeto de pesquisa do meu PIBIC foi REA também.
Fonte: Estadão |
REA
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Partilha de informações para o bem
comum.
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Único material que permite a
reutilização, compartilhamento e recriação.
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Recurso disponível a todos,
alcançando a premissa da acessibilidade.
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Todo e qualquer material de ensino,
aprendizagem e pesquisa que se encontra numa plataforma online que esteja
licenciado de maneira aberta ou sob domínio público e que terceiros possam
utilizar, interagir e compartilhar.
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Recurso dialógico entre professor x
aluno, aluno x aluno, em que todos participam no processo de aprendizagem.
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É configurado por ser um recurso
disponibilizado na internet com o intuito de promover Educação Aberta.
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Estratégia da Educação Aberta.
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Sendo assim, os Recursos Educacionais Abertos vêm para romper com essas barreiras de estilo tradicional de educação a qual centrada no que o professor deseja ou nas pesquisas acadêmicas que só são possíveis por meio do livro didático, o REA vai além das quatro paredes de uma sala de aula e mostra que é possível construir o conhecimento entre alunos e professores, alunos com outros alunos, professores com outros professores e que não precisam ser necessariamente da mesma instituição.
Juntamente com a expansão da internet e a imersão da mesma dentro da vida do cotidiano dos alunos, o conjunto de práticas educativas e de ampliou. Esses recursos podendo ser materiais pedagógicos, porém, materiais licenciados abertamente: livros, jogos, softwares, planos de aula, vídeo aula, imagens, artigos e entre outros recursos.
Para tais materiais se configurarem como REA é preciso que estejam licenciados no Creative Commons, é um site grátis no qual se legaliza e oferece direitos autorais a qualquer obra, com isso os textos, artigos, blogs, podcasts que são definidos como REA terão fácil acesso e a possibilidade de expandir, compartilhar, dando liberdade para que outros façam a reutilização, interação e readaptação.
Outro aspecto característico do REA são as liberdades, definidas como “4 R”, são eles:
- Review: usar
- Reuse: reutilizar
- Remix: combinar
- Redistribute: compartilhar
Esses 4 R, possibilitam a estudantes e professores a terem acesso aberto, com liberdades que lhes dão autonomia para escolher o que estudar, onde estudar e quantas vezes estudar, além de permitir que esses conteúdos sejam compartilhados com outros e combinados. Um exemplo básico de combinação é a wikipedia, em que todos têm a liberdade de fazer modificações nos textos, acrescentando informações, gerando assim a co-participação e co-autoria.
Portanto, percebe-se que os REA apresentam muitas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem, pois, os estudantes participam ativamente desse processo (produzindo, estudando, compartilhando os REA) além de contar com a participação do professor como mediador. Essa troca entre professores para com alunos e alunos com alunos é de muita importância, tendo em vista essa troca resultará conhecimentos e experiências.
Voltando para a minha experiência com REA, ainda produzi uma oficina no Caiite com o Júlio, em que utilizamos os REA da disciplina de TIC com os ouvintes, para que a partir daqueles REA eles produzissem planos de aulas com os conteúdos, após o minicurso, tivemos um bom retorno, pois, alguns que estiveram na oficina usaram os planos de aula e até mesmo outros REA em suas aulas e disseram que tiveram um ótimo retorno de seus estudantes, que apresentaram comprometimento com os seus estudos.
Também utilizei REA com uma criança, eu era estagiária de educação especial pela SEMED de Maceió, a aluna que eu acompanhava é autista, então separei alguns REA que tinham recursos de simulações, jogos, vídeos e áudios, para que ela pudesse aprender de uma forma diferente. O bom dessa experiência foi ver que a criança estava se apropriando das tecnologias para aprender, a mesma gostava bastante desse momento e mostrou-se autônoma, sempre fazia as atividades, ela amava! Eu sempre ficava do lado dela para fazer as leituras e explicar o que ela precisava fazer, sempre fazendo a mediação entre eu, ela e o computador.
Como vocês podem perceber, gosto bastante da temática, mas tenho que parar por aqui, se não vou chegar atrasada na aula do Fernando kkkk
Ainda vai ficar faltando um post sobre OVA e OA, que farei depois. Então é isso gente, vocês já utilizaram REA? Como foi a experiência???
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