Espaços híbridos, multimodais, pervasivos e ubíquos.

Olá pessoas, hoje teremos vários assuntos para tratar, alguns deles nós já vimos aqui, como os conceito de ubiquidade (Mobilidade e Ubiquidade) e híbrido (Ensino híbrido e sala de aula  interativa / Ensino híbrido e a sala de aula).

Os espaços híbridos, multimoldais, pervasivos e ubíquos, são espaços que ao passo em que dividem-se entre entre o presencial e o digital, também se complementam. E através destes é possível obter a aprendizagem.

Os espaços citados acima são frutos de uma cultura com várias facetas, sendo uma delas a digital. Portanto, faz-se necessário a união do digital com o presencial, pois, estamos numa cultura que está imersa as TDIC. Já vimos muito aqui no blog que não se trata de usar apenas as tecnologias, mas sim agregá-las a educação, unir o presencial com o online, e isso pode ocorrer de diferenciados modos.


Fiz esse mapinha abaixo para esquematizar a multimodalidade, de acordo com Bersch e Schlemmer (2018):

No mapa, nós vemos alguns conceitos como mobile learning (m-learning), mas o que se trata?
Primeiramente, para compreender, precisamos saber que a tradução do termo learning é aprendizagem.
  • m-learning: aprendizagem com dispositivos móveis conectados na rede;
  • g-learning: aprendizagem através da gamificação;
  • u-learning: aprendizagem ubíqua, também pode ocorrer com dispositivos móveis;
  • i-learning: está ligada a gamificação, é a aprendizagem por meio da imersão.

Referências
BERSCH, Maria Elisabete; SCHLEMMER, Eliane. Formação Continuada em contexto híbrido e multimodal: ressignificando práticas pedagógicas por meio de projetos de aprendizagem gamificados. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 01, p. 71-92, 2018. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9719>. Acesso em: 12 de fev. de 2020.

SCHLEMMER, Eliane. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1029>. Acesso em: 12 de fev. de 2020.

Comentários

  1. Adorei o mapa Sara!! É verdade que esse conteúdo abrange muitos outros já estudados nessa disciplina. Obrigada pela sua contribuição!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário